Uma cultura corporativa centrada no cliente e inovação aumenta a fidelidade do cliente e impulsiona o crescimento sustentável.

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Sabemos sobre a importância de colocar o cliente no centro do negócio, alinhado com uma cultura que fomenta inovação

Porém, a realidade é que muitas empresas concentram todo seu foco em processos, achando que ter operações padronizadas é a chave para clientes satisfeitos.

Muito pelo contrário, abordagens padronizadas resultam em soluções genéricas que não atendem às necessidades individuais dos clientes. Além disso, a empresa pode não conseguir mais acompanhar as mudanças aceleradas do mercado.

Diante disso, reconhecendo as demandas das empresas e suas necessidades, vamos abordar sobre cultura corporativa centrada no cliente e na inovação.

E também, você saberá quais resultados conseguimos direcionando a FINN Seguros para este caminho.

Por que sua empresa deve ter uma cultura centrada no cliente e na inovação?

Antes de responder esta pergunta, devemos refletir sobre duas questões importantes. Desta maneira, entenderemos de forma clara o porquê que sua empresa também deve implementar este tipo de cultura organizacional.

1- Em quais atividades da sua empresa o consumidor é o personagem principal?

Embora a tecnologia faça parte do nosso cotidiano, e o acesso à informação esteja disponível para todos nós, algumas empresas ainda resistem às mudanças. Muitas mantêm práticas e processos tradicionais, todavia, antiquados. 

Isso se manifesta em várias áreas, como no desenvolvimento de produtos, onde são criados em suposições internas ou tendências de mercado. 

No suporte ao cliente, é comum a resolução de problemas imediatos, ao invés de entender profundamente as necessidades dos clientes e personalizar soluções.

Vale ressaltar que, quando se trata de estratégias de marketing, todo foco se volta para vendas e promoções. Isso negligencia a importante construção do relacionamento a longo prazo com o consumidor. 

A transformação, aqui, começa na mentalidade da empresa, em que envolve desapegar-se de métodos padrões, e personalizar novos de acordo com a necessidade do consumidor. Para isso, é preciso:

1- Entenda quem é o seu cliente

2- Escute ativamente o feedback do consumidor 

3- Crie um banco de dados e informações sobre o seu público

Um exemplo concreto desta abordagem na FINN Seguros é o próprio desenvolvimento de nossa plataforma de cotação e emissão de apólices de Seguro Garantia. 

Cada aspecto de nosso ambiente digital foi criado por meio do mapeamento dos clientes, desde o preenchimento automático dos campos até a personalização da apólice.

Outro exemplo também, é primordial para nossos especialistas conhecer profundamente o cliente, e com abordagens personalizadas de acordo com ele direcioná-lo rapidamente para onde é necessário e eficaz. 

Contudo, a recompensa para nós foi uma maior satisfação do cliente, maior lealdade e uma posição mais forte no mercado.

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2- De que forma a cultura da sua empresa impulsiona inovação?

Medir quão inovadora sua empresa é, parece ser uma tarefa desafiadora, mas crucial. Ser inovador não se limita apenas a implementar tecnologia de ponta ou lançar novos produtos. 

Para nós, se trata de cultura, uma mentalidade que abraça a mudança, a criatividade e a melhoria contínua, que medimos da seguinte maneira:

1 – Taxa de adoção de novas ideias: Avaliar como novas ideias são adotadas e a rapidez com que são colocadas em prática. 

2 – Colaboração interdisciplinar: A inovação floresce quando equipes e departamentos colaboram, combinando diferentes áreas de conhecimento.

3 – Capacidade de aprender e adaptação: Reconhecemos que inovar envolve riscos, e estar pronto para aprender com as falhas e saber se adaptar é essencial.

Além disso, um dos pontos mais importantes é a antecipação das necessidades dos clientes, surpreendendo-os com soluções que eles nem sabiam que queriam. 

Portanto, para que sua empresa se torne uma verdadeira fábrica de ideias inovadoras, é necessário uma transformação abrangente na cultura organizacional e na forma como os processos são executados.

Mentalidade FINN Seguros: Customer-Centric

A FINN Seguros já nasceu idealizando uma cultura corporativa centrada no cliente, focamos em tornar o seguro acessível e fácil para todos, oferecendo um novo padrão de atendimento. Além de, uma maneira totalmente nova de se relacionar com o mundo dos seguros. 

Isto se manifesta em nossa tecnologia, processos totalmente personalizados e adaptáveis, equipe engajada e resultados satisfatórios em dígitos.

Entretanto, se você procura fazer esta transição cultural dentro da sua empresa, saiba que é uma mudança progressiva, e deve ser feita aos poucos. 

Portanto, comece com o tópico passado, conheça bem o seu cliente e o contexto em que está inserido, redesenhe seus processos e dê o ponto de partida. 

Agora, responda aquela pergunta lá no começo: Por que sua empresa possuir uma cultura centrada no cliente e na inovação?

Se você quer que sua empresa tenha sucesso e mantenha-se competitiva no mercado, é necessário ter abordagens criativas. 

Por isso, possuir uma cultura centrada no cliente e na inovação não apenas melhora a experiência do cliente, mas também estimula a criatividade, motivação da equipe e eficiência operacional.

Para se destacar em um ambiente de negócios em constante transformação, adotar essa cultura é mais do que uma escolha; é uma necessidade para prosperar e liderar.

 

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