Carta fiança ou seguro garantia? Diferenças e qual escolher!

Carta fiança e seguro garantia são modalidades de garantia apresentadas em contratos, tendo por objetivo assegurar, sob o aspecto financeiro, o devido cumprimento das cláusulas acordadas.

No entanto, cada uma dessas modalidades apresenta características específicas. Enquanto a carta fiança pode implicar na imobilização de ativos da empresa pelo congelamento de crédito, o seguro garantia protege o caixa enquanto permite maior elasticidade do negócio.

Neste artigo exclusivo, a FINN Seguros explica as diferenças essenciais entre uma e outra modalidade de garantia contratual, abordando desde a sua natureza jurídica até o prazo de vigência e custo.

FINNsight

Ao garantir obrigações contratuais, o Seguro Garantia apresenta menores custos e maior flexibilidade, sem imobilizar ativos corporativos ou impactar o acesso ao crédito.

Respaldado no Código Civil e regulado pela Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), com o auxílio da FINN Seguros, o Seguro Garantia representa uma decisão estratégica para empresas que buscam eficiência e proteção econômica em suas operações contratuais.

Quer saber como o Seguro Garantia da FINN Seguros se diferencia em relação às convencionais cartas fianças? Continue no artigo e tenha uma ótima leitura!

Quais as principais diferenças entre carta fiança e seguro garantia?

No contexto das relações contratuais, por vezes são solicitadas a apresentação de garantias que asseguram que as partes envolvidas não sejam prejudicadas, sob o aspecto financeiro, por qualquer eventualidade.

Neste sentido, existem as opções às empresas: a carta fiança ou seguro garantia.

Essencialmente, a função e objetivo da carta fiança e do seguro garantia são os mesmos: garantir o cumprimento das relações contratuais, com apresentação de uma garantia financeira e potencial ressarcimento em caso de quebra ou descumprimento de cláusulas acordadas.

No entanto, cada uma destas modalidades apresenta características únicas. A primeira, a carta fiança, apresenta-se como uma opção tradicional, mas dependente do acesso ao crédito em instituições bancárias.

Já a segunda opção, o Seguro Garantia, é mediado por corretoras e conta com um conjunto de benefícios e vantagens por:

  • Possibilitar maior economia
  • Simplificar processos burocráticos
  • Proteger o caixa da empresa

A seguir detalhamos cada um dos aspectos que diferenciam a carta fiança do seguro garantia, desde a natureza e entendimento jurídico até a expertise envolvida na aquisição de uma ou outra modalidade.

Natureza jurídica

Sob o ponto de vista jurídico, tanto a carta fiança quanto o seguro garantia estão previstos no art.818 do Código Civil, que prevê: “pelo contrato de fiança, uma pessoa garante satisfazer ao credor uma obrigação assumida pelo devedor, caso este não a cumpra”.

No entanto, o Seguro Garantia é regido pela Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), apresentando normatização complementar pela Circular 662/2022.

Fonte de recursos

A origem dos recursos é, sem sombra de dúvida, uma das diferenças principais entre a carta fiança e o seguro garantia.

O Seguro Garantia reduz a necessidade de mobilização de recursos e ativos valiosos da empresa, em comparação com a carta fiança. Além deste aspecto, quando acionado o sistema bancário, é comum a restrição de crédito da empresa junto às instituições.

Desse modo, quando avaliada a relação entre as fontes de recursos de uma ou outra estratégia, o Seguro Garantia demonstra-se vantajoso.

Custos

Comparativamente, os custos com o Seguro Garantia são relativamente inferiores ao de uma carta fiança, sobretudo, quando avaliado os impactos nos ativos da empresa e sua capacidade de mobilização.

A partir da expertise da FINN Seguros, as melhores opções são apresentadas às empresas. Atuamos de maneira a intermediar e oferecer apólices com as menores taxas e maior custo-benefício associado.

Comparação entre custos e qualidade, carata fiança ou seguro garantia

Agilidade

As instituições financeiras adotam processos e práticas de análise de crédito baseadas em critérios, por vezes, estreitos e com base em burocracias morosas. Já o Seguro Garantia é avaliado de maneira ágil pelas seguradoras.

Devido à credibilidade da FINN Seguros junto às grandes seguradoras, proporcionamos maior agilidade no processo de análise e maior facilidade ao acesso a taxas vantajosas.

Vale ressaltar que o prazo para a emissão de uma garantia pode impactar, inclusive, na assinatura ou

não do contrato. Por isso, processos ágeis, fundamentados em tecnologia e com avaliações simplificadas apresentam um benefício adicional.

Cobertura

A instituição bancária é responsável pela emissão da carta fiança e, por este aspecto, a cobertura tende a se limitar aos protocolos adotados pelo banco escolhido. Este aspecto impacta na potencial redução da cobertura e maior vulnerabilidade contratual.

Já o Seguro Garantia é exclusivamente operado por seguradoras experientes, apresentando um leque de possibilidades e personalizações que atendem perfeitamente às necessidades de cada contrato.

Prazo de vigência

Uma carta fiança, convencionalmente, apresenta um período de vigência de 1 ano, com baixas possibilidades de prorrogação por parte da instituição financeira. Já o Seguro Garantia apresenta prazos flexíveis e adaptados às necessidades da empresa.

Expertise

Apesar de apresentarem uma tradição na análise de riscos, é comum que as instituições financeiras forneçam um suporte padronizado. Isto devido tanto ao fluxo e quanto à burocracia inerente dos processos bancários.

Já o Seguro Garantia conta com o apoio de corretoras do seguro experientes, como a FINN Seguro que apresenta a maior expertise do mercado, elaborando a melhor defesa do risco junto aos seguradores e apresentando as opções em apólice mais adequadas para o

cenário da empresa.

Comparação das principais diferenças entre carta fiança e seguro garantia

Confira a seguir a comparação das principais diferenças entre a carta fiança e seguro garantia.

  Seguro Garantia Carta Fiança
Garantia Contratual

X

X

Menor custo

X

Maior Flexibilidade

X

Maior Burocracia

X

Menor vigência

X

Aproveite e saiba também sobre os tipos de seguro garantia e entenda cada uma das modalidades!

Qual é o melhor: carta fiança ou seguro garantia?

Em contratos que demandam a apresentação de garantias, contar com a flexibilidade, cobertura, menor burocracia e menor custo de um seguro garantia representa uma decisão estratégica e com impactos positivos na saúde financeira da empresa.

Comparativamente, as cartas fianças tendem a limitar o acesso ao crédito bancário, causando a imobilização de ativos da empresa. Este cenário, sob o aspecto gerencial, se traduz em limitações e menor elasticidade empresarial.

Tendo em vista que ambas, carta fiança e seguro garantia, possuem a mesma finalidade, o mesmo reconhecimento legal, escolher a opção menos onerosa e mais ágil é, sem sombra de dúvida, um movimento assertivo.

Contrate o Seguro Garantia rapidamente com a FINN Seguros! A corretora com a maior expertise em seguro garantia do Brasil!

Empresário determinando seu seguro garantia; carata fiança ou seguro garantia

Conclusão

Neste artigo exclusivo você aprendeu sobre as diferenças entre a carta fiança e seguro garantia, tendo em vista a finalidade, natureza jurídica, custo associado, flexibilidade, entre outros aspectos.

Como vimos, tanto uma quanto outra possuem o objetivo de assegurar o cumprimento correto dos contratos, apresentando garantias financeiras em caso de eventualidades ou destrato com as cláusulas acordadas.

Comparativa e objetivamente, o seguro garantia representa uma opção com vantagens que abarcam desde a maior celeridade no processo de emissão da apólice, até a maior flexibilidade; mantendo a segurança necessária e protegendo o caixa da empresa.

A FINN Seguros é a corretora de seguros corporativos com a maior expertise em seguro garantia no Brasil, por isso, oferecemos as melhores soluções para nossos clientes.

Entre em contato com a FINN Seguros e saiba como podemos ajudar a sua empresa!

Veja Mais

Seguro Performance Bond: como contratar de forma ágil?

Embargos à execução trabalhista: saiba tudo sobre!

Licitação Petrobras 2024: como participar, requisitos e dicas!

Necessidade de capital de giro: o que é, como calcular e mais!

Seguro Garantia Contratual: por que a sua empresa precisa?

Bid Bond: saiba a importância deste seguro nas licitações!

Garantia de Prestação de Serviço contratual: como fazer e vantagens!

Seguro M&A: conheça os benefícios e coberturas!

Vale a pena recorrer de uma sentença? Entenda tudo!

Garantia judicial: aplicações, valores e como contratar!

Tipos de Seguro Garantia: entenda cada modalidade!

Quais licitações precisam de Seguro Garantia? Guia completo 2024

Seguro Performance Bond: como contratar de forma ágil?

Embargos à execução trabalhista: saiba tudo sobre!

Licitação Petrobras 2024: como participar, requisitos e dicas!

A FINN Seguros foi premiada em Digitalização do Seguro Garantia pela Revista Apólice em Prêmio Melhores do Seguro 2022.

© 2023 Todos os direitos reservados | FINN SEGUROS