Seguro M&A: conheça os benefícios e coberturas!

O Seguro M&A é uma modalidade voltada à diminuição de riscos associados aos processos de união de duas ou mais empresas, por fusão, ou a aquisição de uma pela outra.

Tendo em vista o cenário dinâmico dos processos de Fusão e Aquisição, esse tipo de seguro proporciona maior segurança e estabilidade para as partes envolvidas.

Quer conhecer melhor as vantagens do Seguro de Fusões e Aquisições, bem como as formas de contratação dele? 

Continue a leitura e aproveite!

Quais as vantagens do Seguro M&A para operações de fusões e aquisições?

Um dos principais objetivos do Seguro M&A para operações de fusão e aquisição é mitigar os riscos e contribuir para transações mais seguras, transparentes e eficientes.

Para isso, ele oferece diferentes vantagens tanto para os vendedores quanto para os compradores nesse tipo de transação, abarcando desde a maior agilidade no processo de negociação até o aumento na percepção de segurança da transação.

A seguir, listamos e detalhamos as principais vantagens.

Para os vendedores

O Seguro M&A é vantajoso para os vendedores uma vez que contribui para a limitação de responsabilidades e litígios pós-venda, concede maior agilidade no processo, aumenta a atratividade da empresa para potenciais compradores e reforça as boas práticas em governança corporativa.

Especificamente: 

  • Limitação de responsabilidades e litígios pós-venda: esse tipo de seguro permite que os vendedores limitem as próprias responsabilidades depois da venda, uma vez que o comprador pode acionar diretamente o seguro em casos de problemas após o fechamento.
  • Agilidade no processo de negociação e fechamento do negócio: essa modalidade de seguro contribui para operações mais rápidas e eficientes, já que as partes envolvidas podem confiar na cobertura dele para minimizar os riscos existentes.
  • Maior atratividade da empresa para potenciais compradores: na medida em que o seguro oferece uma camada de proteção adicional que reduz o risco associado à aquisição, a tendência é que a empresa à venda se torne mais atrativa para potenciais compradores.
  • Demonstração de boa governança corporativa: escolher esse seguro também é vantajoso por demonstrar um compromisso com a boa governança corporativa, o que mostra disposição em proteger as partes envolvidas na transação.

Para os compradores

Já para compradores, as vantagens dessa modalidade de seguro se estendem desde a maior proteção contra potenciais perdas financeiras até o aumento da confiança na transação de fusão e aquisição.

Portanto:

  • Proteção contra perdas financeiras decorrentes de violações de garantias: em caso de violações de garantias feitas ou informações incorretas fornecidas pelo vendedor, o comprador fica protegido financeiramente com esse tipo de seguro.
  • Redução do risco de passivos não identificados na Due Diligence: o seguro oferece cobertura para passivos não identificados durante a Due Diligence. Isso é vantajoso, porque minimiza incertezas e desconfianças para o comprador. Inclusive, pode servir como uma alternativa eficaz ou complementar a Conta Escrow.
  • Maior segurança na tomada de decisões estratégicas: o fato de contar com o seguro proporciona uma sensação de segurança para tomada de decisões estratégicas por parte do comprador.
  • Aumento da confiança na transação: no geral, essa modalidade de seguro aumenta a confiança do comprador e, consequentemente, da relação com o vendedor. Isso acontece porque ele tem consciência de que os riscos existentes estão cobertos.

O que o Seguro M&A cobre?

Cobertura seguro M&A

Como mencionado anteriormente, este tipo de seguro cobre diversos cenários e aspectos relacionados à transação. As coberturas mais comuns incluem:

  • violações de garantias contratuais
  • passivos contingentes e desconhecidos
  • reparações e indenizações
  • custos de defesa legal

Em síntese, essas coberturas têm por objetivo mitigar riscos e proporcionar maior segurança financeira e contratual às partes envolvidas durante o processo de fusão e aquisição.

Quais as formas de contratação do Seguro M&A e suas diferenças?

As formas de contratação do Seguro de Fusões e Aquisições (M&A) têm relação direta com as preferências e demandas das partes envolvidas. Ou seja, contemplam aspectos tanto na negociação por contingências quanto nas tradicionais de compra e venda.

Confira as duas principais formas:

Negociação por contingência

Na negociação por contingência, os vendedores e compradores estabelecem um acordo que define as condições para o sucesso da transação.

Essas condições incluem garantias, por exemplo, que asseguram a inexistência de passivos ocultos, litígios ou problemas legais ou financeiros não revelados na empresa-alvo. 

Neste cenário, o comprador exige que a empresa alvo não tenha ações judiciais pendentes em um processo de aquisição e, para proteger o comprador, o vendedor adquire essa modalidade de seguro.

Se após a aquisição houver litígios que resultam em perdas financeiras, o comprador pode acionar o seguro, contando com a proteção e garantia de atenção aos termos contratuais e sua devida execução. 

Negociação tradicional de compra e venda

Esse tipo de negociação é o mais comum do meio, consistindo em uma negociação direta entre comprador e vendedor.

Durante essa negociação, o comprador e vendedor podem solicitar garantias, depósitos em dinheiro ou outras formas de assegurar seus interesses no acordo.

Seguro Garantia 

Assim como o Seguro M&A, o Seguro Garantia é capaz de reforçar a segurança em transações de Fusões e Aquisições. 

Especificamente, o Seguro Garantia atua como uma ferramenta de proteção ao fornecer garantias específicas contra contingências, como ações judiciais ou passivos ocultos. 

Por que contratar o Seguro Garantia com a FINN Seguros?

A FINN Seguros é líder e referência no mercado de seguros corporativos, contando com a maior expertise em Seguro Garantia. 

Nossa expertise e conhecimento resultaram no desenvolvimento da Tecnologia FINN, que deu origem à nossa premiada plataforma para cotação, emissão e gestão de seguros.

Inclusive, recebemos o reconhecimento no Prêmio Melhores do Seguro 2022 por nossa inovação e excelência no setor.

Vantagens para o seu processo de fusão e aquisição

Vantagens seguro M&A

Escolher os serviços da FINN Seguros para cotação, emissão e gestão de seguros oferece várias vantagens, como:

Corretora com maior expertise do mercado

Com a FINN Seguros você conta com a corretora de maior expertise no mercado. 

Nossa vasta experiência no setor nos posiciona como líderes em oferecer soluções especializadas para as suas necessidades.

Coberturas sob medida

Oferecemos uma cotação que reflete precisamente suas necessidades, com coberturas sob medida. 

Nosso compromisso é proporcionar uma proteção completa e personalizada para garantir que cada aspecto do seu processo esteja adequadamente segurado.

Acompanhamento personalizado

Outra vantagem de contar com a FINN Seguros é que proporcionamos um acompanhamento personalizado em cada fase do seu processo.

Portanto, conte com o nosso auxílio para garantir que as suas necessidades sejam atendidas de maneira eficiente e para ter a orientação necessária em todas as etapas.

Fale com um de nossos especialistas em Seguros Corporativos e obtenha a melhor solução para sua empresa

Conclusão

Neste conteúdo, mostramos que o Seguro M&A é visto como uma ferramenta essencial para mitigar riscos e fornecer mais segurança em transações de Fusões e Aquisições entre empresas.

O objetivo deste tipo de seguro é possibilitar maior segurança às transações, tornando-as mais eficientes e transparentes por meio de todas as vantagens que é capaz de oferecer para as partes envolvidas.

Tendo em vista suas características únicas e vantagens exclusivas, este tipo de seguro é uma ferramenta valiosa no cenário dinâmico e exigente das transações de fusão e aquisição.

Entre em contato com nosso time de especialistas e saiba como a FINN Seguros te ajuda durante a fusão e aquisição de empresas!

Gostou deste conteúdo? Aproveite e entenda também como é calculado o seguro da sua empresa!

Veja Mais

Carta fiança ou seguro garantia? Diferenças e qual escolher!

Embargos à execução trabalhista: saiba tudo sobre!

Licitação Petrobras 2024: como participar, requisitos e dicas!

Desembaraço aduaneiro: como agilizar com o seguro garantia?

Necessidade de capital de giro: o que é, como calcular e mais!

Seguro Garantia Contratual: por que a sua empresa precisa?

Bid Bond: saiba a importância deste seguro nas licitações!

Garantia de Prestação de Serviço contratual: como fazer e vantagens!

Vale a pena recorrer de uma sentença? Entenda tudo!

Garantia judicial: aplicações, valores e como contratar!

Tipos de Seguro Garantia: entenda cada modalidade!

Importar Produtos: Guia Completo da Importação Segura!

Carta fiança ou seguro garantia? Diferenças e qual escolher!

Embargos à execução trabalhista: saiba tudo sobre!

Licitação Petrobras 2024: como participar, requisitos e dicas!

A FINN Seguros foi premiada em Digitalização do Seguro Garantia pela Revista Apólice em Prêmio Melhores do Seguro 2022.

© 2023 Todos os direitos reservados | FINN SEGUROS