Você sabe como participar de licitações?

As parcerias entre a Administração Pública e o setor privado são comuns, estratégicas e benéficas ao desenvolvimento social, econômico e ambiental em diversas áreas: infraestrutura, saúde, educação, tecnologia e inovação, policiamento etc.

Desse modo, por meio de editais específicos, o Estado (municípios, estado e união) convoca agentes econômicos da iniciativa privada à participação em processos de análise e definição da melhor opção de parcerias público-privada.

Neste guia exclusivo, a FINN Seguros explica como participar de licitações, quais as características, quais as melhores práticas e como assegurar a habilitação da empresa, assim como a proteção do caixa durante a execução dos projetos licitados.

Continue no artigo e tenha uma ótima leitura!

Afinal, como participar de licitações?

Os processos licitatórios representam uma das ações da gestão pública, em parcerias com agentes da iniciativa privada, na execução de projetos essenciais ao desenvolvimento de políticas-públicas em diversos setores.

Todo o processo licitatório responde a uma demanda iniciada pelo Estado, obedecendo critérios legais que garantem o tratamento isonômico dos licitantes e estabelecem a seleção da proposta mais vantajosa para a administração pública.

Esses critérios podem incluir a avaliação de diversos fatores, como preço, qualidade, prazos e demais requisitos estipulados no edital.

Ou seja, um conjunto de parâmetros de escolha objetiva é adotado pelo Estado de modo que uma empresa licitante seja contratada.

Este processo pode envolver parceiras na realização de obras, prestação de serviços ou fornecimento de bens. Em todos os casos, é necessário saber como participar de licitações e quais aspectos devem ser considerados durante este processo.

Confira a seguir as 8 dicas essenciais para as empresas que desejam participar de

licitações e desenvolver projetos em conjunto com a Administração Pública!

1. Familiarize-se com os tipos de licitações

Para saber como participar de licitações o primeiro passo é, fundamentalmente, avaliar os editais de licitação promovidos por órgãos e entes da Administração Pública federal, estadual ou municipal.

Cada esfera administrativa apresentará editais de acordo com a disponibilidade orçamentária, objetivos estratégicos definidos pela gestão pública e natureza do objeto licitado: uma obra, um serviço ou o fornecimento de algum bem.

Por isso, familiarize-se com as demandas, com as características de cada edital (documentação, cronograma, processos de avaliação etc.). Assim, é possível elaborar um calendário de editais, avaliando quais são mais vantajosos para a empresa. 

2. Pesquise ativamente por oportunidades

As parcerias público-privadas, via processos licitatórios, representam uma das ações da gestão pública destinadas ao fornecimento, prestação de serviços ou realização de obras essenciais ao desenvolvimento social e fortalecimento de políticas-públicas assertivas.

Assim, a Administração Pública convoca agentes do setor privado ao estabelecimento de parcerias estratégicas. A demanda, portanto, pode ser instituída via programas específicos de fomento e promoção do desenvolvimento econômico-social ou, inclusive, integrarem o expediente da gestão pública em convocatórias recorrentes.

Desse modo, fique atento aos Diários Oficiais (Município, Estado e União), às secretarias e setores de comunicação de órgãos públicos, assim como estabeleça uma rede qualificada de compartilhamento de notícias e informações oficiais.

3. Monte uma equipe especializada

Um dos critérios avaliados pelas comissões de avaliação de propostas é a exequibilidade. Isto implica na identificação da capacidade técnico-operacional e financeira da empresa concorrente no processo licitatório.

Por isso, é comum em diversos editais de licitação que, durante o processo de

habilitação e análise, sejam solicitados documentos referentes à equipe técnica, coordenação e gerência. Cada um destes profissionais terá sua trajetória analisada.

Como participar de licitações, coordenador e colaborador integrantes da equipe do projeto

4. Desenvolva propostas competitivas

Nas relações comerciais B2B é comum que novos projetos e parcerias sejam avaliadas em três etapas: avaliação técnica, financeira e diretiva ou de conselho. No caso das licitações, além destes aspectos, outros critérios são postos em jogo.

O alinhamento da proposta com os objetivos definidos pelos planos de gestão pública, o escopo financeiro em acordo com a disponibilidade orçamentária aprovada, assim como a capacidade de inovação, potencial reprodutibilidade das ações implementadas e impactos socioeconômicos, ambientais e culturais.

Assim, recomenda-se sempre a avaliação das parcerias público-privadas anteriormente firmadas, analisando-se quais aspectos foram positivamente considerados pela administração pública, quais foram exitosos, assim como aqueles que se deve evitar. 

5. Mantenha a documentação em dia

Um dos aspectos cruciais avaliados na hora de saber como participar de licitações é a compreensão da situação da empresa junto aos órgãos de controle e fiscalização, por exemplo, legal e tributário.

Em diversos editais é exigido um conjunto de certidões, comprovantes e demais documentos de natureza comprobatória que asseguram a participação da empresa nos processos de habilitação e concorrência.

Por isso, reúna e mantenha atualizado um conjunto de documentos recorrentemente solicitados, de modo a agilizar o processo de inscrição nas licitações, assim como assegurar que na fase de habilitação todas as informações apresentadas estejam de acordo com o exigido pelo edital.

Vale destacar que, em diversos editais de licitação, a exigência de apresentação de garantia se dá logo em fases de habilitação da empresa.

6. Busque parcerias estratégicas

As parcerias estratégicas representam outra faceta do processo licitatório. Por um lado, implicam na atuação em conjunto com outras empresas, de modo que a execução do projeto esteja assegurada pela confiabilidade de parceiros recorrentes.

Por outro, possibilitam o acesso a informações estratégicas e direcionamentos técnicos assertivos. Aspecto que auxilia na elaboração de propostas alinhadas com os desejos do setor público, com os trâmites e etapas da burocracia estatal, assim como a capacidade de aprovação da empresa concorrente. 

7. Demonstre inovação e sustentabilidade

As novas tendências em gestão pública indicam a inovação e sustentabilidade como critérios definidores das agendas políticas para os próximos anos. Através de programas exclusivos ou por meio de novas perspectivas de gestão, o setor público tem investido em projetos que contemplam aspectos ambientais, econômicos e sociais.

Por isso, de modo a se destacar em meio aos concorrentes, invista na elaboração de projetos com impacto social, econômico, ambiental e que considerem o emprego de tecnologias e práticas inovativas.

8. Assegure a participação e proteção durante a execução dos projetos

Um dos critérios adotados pelo Estado e empregado na seleção das empresas concorrentes é a capacidade financeira comprovada. Para isso, em fases de habilitação é comum a necessidade de apresentação de documentos que assegurem este aspecto.

Uma alternativa de menor custo e legalmente reconhecida é a apresentação de apólice de Seguro Garantia Licitação. Uma modalidade de seguro garantia que permite às empresas as condições de participação nos editais.

Além deste aspecto, caso a empresa vença a licitação, é necessário também assegurar a devida execução dos contratos firmados com a Administração Pública. Nestes cenários, é aplicado o Seguro Garantia Performance.

Este tipo de seguro garantia resguarda ao segurado, no caso entres públicos, o devido cumprimento das obrigações contratuais. Do mesmo modo, permite às empresas a proteção do caixa da empresa e demonstração de capacidade de execução do projeto.

A importância em investir na segurança financeira

Os processos licitatórios são, por base, parcerias firmadas entre o setor público e agentes econômicos da iniciativa privada. Neste âmbito, é possível que se configure um conjunto de cenários de potencial exposição da saúde financeira às oscilações da gestão pública ou, inclusive, das relações comerciais com parceiros estratégicos.

De modo que a empresa tenha seu caixa, patrimônio e ativos protegidos, é fundamental contar com o suporte e garantia das apólices de seguro aplicadas no universo corporativo. Seja nas relações empresa-empresa ou empresa-Estado.

Uma das estratégias recorrentemente adotadas pelas empresas é a contratação de Seguro Garantia Licitação. É uma modalidade de apólice de seguro aplicada às trocas e parcerias com a Administração Pública e que tem a capacidade de proteger a empresa de eventualidades durante a execução dos projetos licitados.

O que é o Seguro Garantia Licitação?

Seguro Garantia Licitação é uma modalidade de apólice de seguro destinada exclusivamente às relações estabelecidas entre empresas e o Estado em processos licitatórios de obras, serviços ou fornecimento de bens.

Esta modalidade de seguro é reconhecida pela Lei n°14.133/21, sendo adotada como estratégia mais vantajosa às empresas, com menor custo, burocracia e maior proteção, tendo em vista as tradicionais, de carta fiança bancária ou de caução em dinheiro.

O Seguro Garantia Licitação, portanto, é apresentado durante a fase de habilitação da empresa no certame em questão.

A FINN Seguros é especialista em Seguro Garantia Licitação, sendo referência nacional em seguros corporativos. Entre em contato com nosso time de especialistas e confira todas as vantagens e benefícios da FINN Seguros!

Como participar de licitações, diretor avaliando dados de desempenho da empresa

Conclusão

Neste guia exclusivo você aprendeu como participar de licitações, quais as características desse processo, exigências e de qual maneira assegurar a capacidade financeira da empresa e proteger o caixa durante processos de habilitação ou execução de objetos licitados.

Como vimos, as licitações representam uma das ações adotadas pela Administração Pública na implementação e execução de políticas-públicas, sejam relativas à realização de obras de infraestrutura, prestação de serviços ou fornecimento de bens.

A FINN Seguros combina tecnologia com experiência, oferecendo aos seus clientes as melhores apólices de Seguro Garantia Licitação e Seguro Garantia Performance possibilitando a devida segurança e proteção da empresa durante a execução de projetos em parceria com o Estado.

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