Em um mundo permeado pela incerteza, os Seguros de Ramos Elementares desempenham um papel fundamental na proteção das pessoas e seus bens.

3 min de leitura

Muitas vezes subestimados, esses seguros são, na verdade, a base da segurança do seus bens e estabilidade financeira.

Imagine possuir uma rede de proteção que atenua impactos das surpresas desagradáveis que podem surgir em seu caminho – isso é Seguros Ramos Elementares.

Neste artigo, exploraremos o universo dos seguros elementares, destacando sua importância.

Você encontrará os tipos mais comuns e como eles podem ser alicerces sólidos para a tranquilidade e estabilidade em meio a um mundo repleto de riscos.

Boa leitura!

Ramos Elementares, vamos entender

Os produtos seguros estão cada vez mais ganhando força, como por exemplo, seguros de automóveis, vida ou até mesmo, os mais modernos, seguros de celulares smartphone.  

Porém, há modalidades que não são tão populares assim, mas antigas e tradicionais com registros de uso em primórdios de 1939 – Seguros de Ramos Elementares.

Os Seguros de Ramos Elementares são uma modalidade que versa sobre bens, serviços e responsabilidades acerca de objetos ou terceiros, como característica ele resguarda o patrimônio do segurado, garantindo contra perdas e danos.

Esse tipo de seguro protege o patrimônio diante de riscos aos quais ele está exposto.

E as modalidades são:

    • Property
    • Riscos Nomeados
    • Riscos Operacionais
    • Residencial
    • RC Geral
    • RC Profissional – E&O
    • D&O
    • Riscos de Engenharia
    • RC Obras
    • Riscos Diversos – Equipamentos
    • Aeronáutico
    • Náutico
    • Transporte Nacional
    • Transporte Internacional

Property:

Se enquadra em riscos de menor escala, protege o patrimônio e os ativos de empresas, sujeitas a eventos inesperados que podem ocasionar perdas e danos patrimoniais.

Riscos Nomeados:

Já nessa categoria, encontramos riscos com escalas maiores em empresas de médio e grande porte, é necessário a nomeação dos riscos para coberturas personalizadas desse seguro, ou seja, a empresa tem riscos claros atrelados às suas operações.

Riscos Operacionais (All Risks):

Segura empresas de grande escala, em que sua complexidade de riscos inviabiliza sua identificação, logo, não há uma pré-definição de cobertura, ela abrange tudo, exceto os “riscos excluídos” já determinados nas condições gerais.

Residencial:

Seguro Residencial – ou melhor, segurança familiar – é a proteção aos imóveis destinados à moradia ou de temporada. Tanto o imóvel está seguro, como também tudo o que está dentro dele.

RC Geral:

O Seguro de Responsabilidade Civil visa preservar os recursos financeiros e o patrimônio da empresa ou pessoa, diante de perdas em execuções judiciais decorrentes de danos corporais e/ou materiais causados a terceiros. 

RC Profissional – E&O:

O Seguro de Responsabilidade Civil Profissional E&O (Errors and Omissions) preserva o patrimônio do segurado em caso de litígios por danos materiais e/ou corporais a terceiros, causados de forma acidental na sua atividade profissional.

D&O:

Direcionado a gestores e altos executivos, D&O (directors & officers), responsabilizados por danos e/ou perdas a terceiros, em função de seus atos relacionados ao cargo que ocupam.

Riscos de Engenharia:

Fundamental para a proteção de empreiteiras, o foco aqui é garantir o pagamento de indenizações de danos que causam prejuízos à própria obra ou aos equipamentos utilizados nas construções.

RC Obras:

O Seguro de Responsabilidade Civil Obras, popularmente chamado RC Obras, tem a função de reparar malefícios causados pela obra sobre terceiros, como acidentes de trabalho, poluição ambiental, erros de projeto, incêndio, entre outros.

Riscos Diversos – Equipamentos:

Bastante contratado em setores como hospitais, mercearias, empreiteiras e cozinhas, a apólice é uma forma de garantia contra perdas e danos a equipamentos móveis e/ou estacionários não agrícolas.

Aeronáutico:

Um tipo de seguro mais conhecido dentro da aviação, as coberturas variam desde acidentes até a proteção de aeronaves e seus tripulantes – no último, o seguro garante o pagamento de danos morais e materiais, além de custos legais.

Náutico:

O Seguro Náutico protege o bem em casos de roubo, furto, acidentes e quaisquer outros prejuízos que a cobertura abrange, como também, prestação de assistência em casos de problemas e imprevistos.

Transporte Nacional:

O Seguro Transporte Nacional é a apólice que traz garantia ao dono da carga, em caso de perdas e danos de mercadorias durante o transporte em viagens terrestres, marítimas e aéreas, em território nacional.

Transporte Internacional:

O Seguro Transporte Internacional é destinado a assegurar o importador, em caso de sinistro, o seguro vai ressarcir o contratante dos danos causados à sua carga transportada.

Os Seguros permitem manter seu planejamento estratégico de acordo com o que foi programado. E nada melhor do que durante a jornada sentir-se seguro, não é mesmo?!

Faça uma simulação gratuita do seu Seguro Garantia ainda hoje, de forma fácil, rápida e online. 

Acesse a plataforma FINN e conecte-se com as melhores seguradoras do Brasil e as melhores taxas do mercado:

plataforma FINN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *